Estádio da Luz é palco esta sexta-feira do primeiro grande jogo da temporada. Benfica e Sporting, separados por apenas um ponto, protagonizam o primeiro dérbi da temporada, com os leões a seguirem até ao outro lado da Segunda Circular para testar a invencibilidade na I Liga.
O Sporting chega a este encontro no melhor momento da época, embalado por sete vitórias consecutivas na I Liga e 11 seguidas em todas as competições, além de não ter sofrido qualquer derrota para o campeonato português.
Já o Benfica, que comandou o campeonato durante as primeiras nove jornadas, entra em campo com um olho no jogo decisivo da Liga dos Campeões da próxima quarta-feira, mas também sabendo que uma vitória no dérbi será importante para não perder de vista a dupla da frente.
Na Luz estarão frente-a-frente a melhor defesa da competição, a do Sporting, com quatro golos sofridos, e o melhor ataque, o do Benfica, com 34 golos apontados em 12 jornadas, mas as duas equipas saberão de antemão o resultado do duelo do FC Porto, que vai querer tirar proveito do dérbi, uma vez que jogará em Portimão no mesmo dia e poderá escapar aos dois rivais.
O encontro é também marcado por várias ausências nas duas equipas. Se o Sporting não conta com João Palhinha, que se lesionou no último jogo, e Sebastian Coates, que testou positivo à Covid-19, duas grandes baixas para os campeões nacionais, o Benfica também não terá nos eleitos Lucas Veríssimo e Rodrigo Pinho, ambos fora dos relvados até final da época, nem com Radonjic, também lesionado.
Sem vencer na Luz desde 2015, o Sporting vai disputar o dérbi em vésperas de visitar o Ajax, na última ronda da Liga dos Campeões, jogo que nada conta para as duas formações já que ambos têm lugar garantido nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O mesmo não se pode dizer do Benfica que vai tentar vencer e ultrapassar o rival lisboeta, dias antes de receber o Dínamo Kiev, num jogo no qual terão de vencer e esperar que o Barcelona não vença o Bayern Munique, para seguirem na prova milionária.
O encontro entre Benfica e Sporting tem apito inicial agendado para as 21h15 e terá arbitragem do portuense Artur Soares Dias.
Treinadores em discurso direto
Jorge Jesus:
Ausência de Coates beneficia Benfica, o melhor ataque da I Liga? Não vou branquear o valor do Coates, ele tem importância coletiva e individual em todas as ações do Sporting. Isso para os treinadores não conta muito, temos de contar com os que temos. É nisso que projetamos o nosso trabalho. Não posso branquear o valor dos dois jogadores.
Ausências de Coates e Palhinha: Conheço-os bem, mas temos outros jogadores de fora. O Coates vai estar 20 dias sem jogar, e nós temos o Lucas Veríssimo que vai estar um ano sem jogar. Não interessa para mim quem possa jogar no Sporting, nem quem não possa jogar no Benfica O importante para mim são os jogadores que temos para lançar no jogo.
Ganhar este jogo é importante para ultrapassar o Sporting? Basta ser um dérbi para ter a importância que tem nos jogos seguintes. O importante é amanhã. Hoje é sempre mais importante que amanhã. Os dérbis de Lisboa mexem com os adeptos e a comunicação porque são jogos importantes. Importante é a vitória.
Rúben Amorim:
Favoritismo das casas de apostas ao Benfica: Sentimo-nos muito confortáveis com isso. Temos tido uma fase com muitos elogios e funcionamos melhor ao contrário. Estamos num perfeito momento. Temos o adversário como favorito e isso é bom. Se o dinheiro fosse meu apostaria no Sporting. Acredito muito na minha equipa jogue quem jogue. Temos a mesma responsabilidade que o Benfica. Vamos defrontar uma equipa recheada de bons valores, mas estamos preparados para o jogo.
Quem faz mais falta à equipa, Coates ou Palhinha? Todos fazem falta. Pelos minutos e características que têm são jogadores difíceis de substituir. O que temos de fazer é levar os jogadores que os vão substituir para isso. Os dois que vão jogar no lugar do Palhinha vão ter de cobrir esses espaço extra. O Coates tem um papel que é difícil de substituir e todos têm de liderar dentro do jogo. Todos têm de evitar cruzamentos, e temos de levar o jogo para os jogadores que os vão substituir porque têm qualidades e características que o Palhinha e o Seba não têm. Eles estão todos preparados.
Incerteza sobre quem vai jogar nos lugares dos ausentes pode causar dúvidas no adversário? As rotinas da equipa são fortes e vincadas. Mudamos muitas vezes os jogadores e as rotinas e as dinâmicas da equipa estão lá. Muda alguma coisa não saber se é um jogador mais de posse, como o Dani, ou se joga o Ugarte, que conduz melhor a bola. Se jogar o Neto, o Feddal e o Inácio a coisa muda. Esses pequenos pormenores mudam, mas não será uma grande surpresa. Houve jogos sem o Coates e o Palhinha que ganhámos. O último dérbi aqui em Alvalade começamos sem o Palhinha e ganhámos. É dessa forma que vemos o jogo. Temos de ganhar. Vai jogar o melhor Sporting esta semana e temos a mesma responsabilidade com Palhinha ou sem Palhinha, com Coates ou sem Coates. Olhamos para o copo meio cheio. Não há melhor do que estes jogos para pôr à prova outros jogadores.
Últimos resultados
Benfica: D-V-V-E-V
Sporting: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Otamendi e Vertonghen; Lazaro, Weigl, João Mário e Grimaldo; Rafa, Darwin e Seferovic.
Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Neto; Esgaio, Palhinha, Matheus e Nuno Santos; Pote, Paulinho e Sarabia.
Ausências
Benfica: Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho, Radonjic e Diogo Gonçalves.
Sporting: Palhinha, Coates, Jovane e Rúben Vinagre