Benfica

ÚLTIMA HORA: Rui Costa Tenta Comissão Executiva, saiba mais

A Direção do Benfica, liderada por Rui Costa, apresenta hoje de novo, em Assembleia Geral de acionistas (por sistema de vídeo e a partir das 19 h), a lista com os nomes que propõe para a recomposição dos cargos sociais do conselho de administração da SAD, conselho fiscal e da mesa da Assembleia Geral para o quadriénio 2021/2025.

 

O assunto deveria ter ficado fechado no passado dia 6, mas a intenção de José António dos Santos de nomear um administrador – o que pode, porque há muito que detém mais de 10 por cento de ações – levou ao cancelamento e reagendamento, para hoje, desta AG.

José António dos Santos, arguido no processo Cartão Vermelho, indicou Pires de Andrade – presidente da Mesa da AG no tempo de presidência de Luís Filipe Vieira -, mas o nome não agrada à  Direção do Benfica e por várias razões: pela proximidade de Pires de Andrade ao antigo presidente e porque a nomeação inviabilizaria o cumprimento da quota feminina que a lei exige na composição das administrações das sociedades cotadas em Bolsa.

De qualquer forma, hoje, em AG, deverá ser lançada a votação a lista com os nomes já anteriormente apresentados no dia 6, porque para a proposta ser alterada primeiro teria de ser votada em reunião de Direção, o que não sucedeu. Assim sendo, e salvo outro entendimento que possa ter sido alcançado desde dia 6, como o recuo (improvável) de José António dos Santos na vontade de nomear um administrador, há alguns cenários possíveis de antecipar. (…)

 

A solução pode passar pela formação de uma comissão executiva dentro do conselho de administração; mais restrita, responsável pelas decisões e que possa manter em núcleo fechado boa parte das discussões. Essa é um mecanismo de funcionamento interno do conselho de administração, que pode surgir, mas que obrigaria, porém, a votação dos administradores.

Fonte: Abola.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo